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Conheça mais sobre Inbound Marketing

O Inbound Marketing vai se tornar imprescindível tendo em vista que a sociedade está mudando e deste modo a forma como se faz marketing também deve ser revista. Neste artigo abordamos como deve ser feita a campanha de Inbound Marketing voltada para as mídias digitais como caminho para o desenvolvimento deste.

Hoje em dia o público não quer saber de interrupções grotescas no ambiente e por isso passam batidas por certas comunicações que foram feitas seguindo um marketing tradicional que interrompe a rotina e quer se mostrar em um meio que muitas vezes não é o ideal para aquela campanha ou que não foi feito para aquela pessoa que buscava por outro conteúdo, um bom exemplo disso são as propagandas de TV onde em sua maioria não condiz com o programa que o consumidor estava tendo até então, sendo assim invasivo.

É por isso que foi desenvolvido o método de Inbound Marketing que tem como objetivo conquistar a atenção do público e não de interrompe-la, assim atrair o público para sua propaganda fazendo com que ele seja levando para caminhos que ele mesmo escolheu trazendo o cliente até a empresa e não o contrário, sendo menos invasivo e dando ao cliente o que ele realmente quer. Este tipo de Marketing leva em conta as mídias digitais, sendo um estudo mais moderno e atrativo para o seu cliente que hoje está mais do que presente neste tipo de mídia.

O Inbound Marketing visa o Marketing de Conteúdo, este é voltado exatamente para o seu público-alvo, ele tem como objetivo engajar de maneira a buscar mais resultados para sua empresa pensando no público para que ele receba conteúdo relevante de modo a contribuir para o crescimento dele, não só pensando no produto que está oferecendo, mas trazendo algo que agregue valor para a pessoa. “O Marketing de conteúdo é aquele que atrai, envolve e gera valor para as pessoas fazendo com que estas compartilhem com outras pessoas.”

Para conquistar esse consumidor sem prejudicar a marca é preciso seguir três itens principais que vão ser primordiais para chegar até o seu cliente, são eles:

– Lugar: Estar no lugar certo, onde o seu potencial cliente está, é o primeiro ponto a ser pensado, deve-se pensar qual é o melhor lugar para se posicionar e estar para ser visto pelo consumidor e não ser invasivo só assim você vai gerar o engajamento e começar a conquistar o seu cliente.

– Tempo: Saber o tempo certo para aparecer para o seu cliente é fundamental, isso em todas as etapas do processo, é preciso ter a certeza que naquele horário você será visto pelo seu potencial cliente e terá uma chance.

– Conteúdo: Nada mais importante do que o conteúdo certo para atrair o seu consumidor, dar a ele o que ele realmente procura é o maior desafio e quando bem feito isso se torna o diferencial levando assim o seu consumidor a ser conquistado para sua marca.

O objetivo do Inbound Marketing é o de conquistar o interesse do seu cliente e trazer ela até o seu produto final para trazer o consumidor por etapas que vão fazer realmente com que ele chegue a sua decisão final positivamente e assim seja um divulgador da sua marca. Assim foi criado um funil de vendas para que o consumidor passe por etapas até chegar no seu objetivo, conheça agora este funil detalhadamente:

  • Atrair é o primeiro passo a ser feito pois é quando o seu cliente ainda é um desconhecido e não sabe corretamente o que você está oferecendo e busca por entender mais sobre os seus serviços e produtos, por isso é importante que nessa etapa você dê a ele informações e conteúdos relevantes sobre o que você tem a oferecer uma dica para chegar até o seu futuro cliente é pelos canais que a mídia digital oferece como, blogs, buscadores e mídia social deste modo você vai estar atraindo potenciais clientes para o seu site que deve ser o seu objetivo nessa primeira etapa do funil, sempre levando em conta a ideia de estar no lugar certo na hora certa com o conteúdo adequado para o seu consumidor.
  • Converter é a segunda etapa já que agora não temos mais consumidores e sim visitantes, pois, eles passaram para etapa de já conhecer o seu serviço ou produto através do seu site, agora é o momento de transformar este visitante em um lead para se fazer isso temos alguns meios como, Call-to-action, Landing Page, e-Book e Formulários para assim ser feito a captação do contato do seu visitante trazendo ele para próxima etapa.
  • Relacionar é a próxima etapa sabendo agora que já convertemos o nosso visitante em um Lead para com o qual podemos manter contato por email. Nosso próximo objetivo é transformar esse Lead em um cliente e fidelizar, nessa etapa é importante deixar claro que poucos vão vir a comprar do seu produto de imediato por mais que tenha chegado nessa etapa, para deixar claro isso vale trazer a observação do autor de The Ultimate Sales Machine que diz que apenas 3% do seu mercado está realmente pronto para efetuar a compra, o certo a se fazer com quem ainda não veio a fidelizar a compra é nutri-lo de forma que ele venha para próxima etapa naturalmente.
  • Fidelizar o cliente que já está no momento de compra, nessa etapa é importante pensar não só no momento da venda, que deve ser fácil de acordo com o seu produto e pensada estrategicamente para que o seu cliente se sinta satisfeito, mas também no feedback do próprio cliente em relação a todo o caminho percorrido para assim ter dados específicos de quem é o seu Lead e como ele chegou até a compra levantando em consideração quesitos de venda para melhor relacionar com os futuros clientes. Esses clientes sendo bem fidelizados nos leva a ter divulgadores da marca sendo primordial para a empresa.

Agora ficou fácil de entender o que é e como acontece Inbound Marketing, vamos colocar tudo isso em prática e conquistar ainda mais clientes? Entre em contato com a Audax e solicite um orçamento conforme suas necessidades.

Artigo escrito por: Caio V Osman

Pós graduado em Análise de dados com BI e Bigdata; Mais de 15 anos de experiência em Tecnologia da Informação; Membro do DAMA Brasil (Data Management Association International).